Disciplinas

Envie para um amigoImprimir

Sustentabilidade na prática

Confira projetos e atividades que têm ajudado a promover mudanças de atitude na escola e em casa

Juliana Lambert


Objetivos:
Desenvolver uma postura crítica frente à realidade, à informação e aos valores veiculados pela mídia
Desenvolver a capacidade de liderança, a responsabilidade social e o companheirismo necessários para operar mudanças positivas
Valorizar o uso adequado dos recursos disponíveis
Contribuir para o desenvolvimento de atitudes de preservação do meio ambiente em ações cotidianas (cuidado com o ambiente escolar, atitudes de não consumismo, de não desperdício e de reciclagem de material)
Estimular a reflexão e a busca por soluções sustentáveis

 

Antes de abordar o tema sustentabilidade é preciso ter em mente que o caminho entre o discurso e a prática é longo, mas gratificante. Na rede de colégios Pueri Domus, em São Paulo, o primeiro alerta sobre desperdício é feito no momento da matrícula, quando o aluno recebe uma squeeze e pode refletir sobre o uso de copos descartáveis. Além disso, a reciclagem faz parte da rotina e a circular enviada para os pais é on-line (nada de papel). "A discussão sobre sustentabilidade percorre o Ensino Fundamental I com perspectivas diferentes em cada ano. Os alunos vão a campo investigar e constatar o que foi debatido em sala de aula e, depois, são estimulados a pensar em ações sustentáveis", explica Christina Sabadell, coordenadora do Ensino Fundamental I da rede. Preparar cidadãos críticos e conscientes é o objetivo do projeto "Conservação de Energia e Água", do Colégio Rio Branco, na capital paulista. "Os alunos percebem que pequenas ações individuais e coletivas contribuem para a melhoria da qualidade de vida, tornando concreta a ideia de pensar globalmente e agir localmente", afirma a coordenadora do Ensino Fundamental I, Vânia Concimo Santos. A seguir, leia mais sobre esses trabalhos que colocam a sustentabilidade em prática, e conheça o projeto "Mão na Terra", da Escola Estadual Professora Dinorá Pereira Ramos de Brito, de São José dos Campos, SP.

 

Inspire-se!
Este folheto foi produzido pelos alunos do Colégio Rio Branco no Projeto Conservação de Energia e Água.

 

Projeto Conservação de Energia e Água
Este projeto foi aplicado com turmas de 4º e 5º anos do Colégio Rio Branco e propõe atividades de investigação, coleta de dados, observação, pesquisa, registros em diferentes linguagens e dinâmicas de sensibilização, levando o aluno a respeitar o ambiente e as pessoas da comunidade.

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | Próxima >>

Receba sempre em primeira mão nossas novidades e conteúdo exclusivo.