Disciplinas

Envie para um amigoImprimir

Livro companheiro

Conheça atividades que compõem um eficiente projeto de incentivo à leitura

Mariana de Viveiros


Objetivos:
Criar nos alunos o hábito da leitura

Formar leitores críticos e reflexivos
Estimular a criatividade

 

Divulgação

Que tal se seus alunos lessem cerca de 40 livros por ano? Impossível? O Colégio Piaget, em São Paulo, comprovou que não é! Lá, as crianças são incentivadas a visitar a biblioteca e manusear os livros desde muito pequenas - ainda na Educação Infantil. No Ensino Fundamental, o projeto de incentivo à leitura se intensifica - as crianças leem um livro por mês, em sala, com o professor e os colegas, e mais um livro por semana em casa com a família. Mas a leitura não pode se transformar em um fardo para a criança, por isso a escolha da obra (e a variedade de histórias) é muito importante. Contos de fadas, poemas, aventura, suspense, literatura de cordel... Ao longo do ano, as crianças têm contato com os mais variados tipos de livro e realizam as mais criativas atividades de interpretação de texto. "Nosso objetivo principal é formar leitores e incentivar o hábito de ler. E temos conseguido, pois as crianças até fazem com que pais que não têm esse costume passem a ler", diz a professora Priscila Karine Balisardo Labourdette, do 4º ano do Ensino Fundamental I.

 

Dica de leitura
Cachorro do menino De Cesar Obeid
(Editora Moderna)
Oscar queria um cachorro igual ao de seu amigo. Ele acabou adotando Dito, que tem um probleminha que o impede de andar. Os coleguinhas começam a tirar sarro do cãozinho e o menino pensa em devolvê-lo. Mas com o tempo ele começa a amar Dito do jeito que ele é. A história é contada de duas formas - em prosa e em teatro de cordel. A seguir, você conhece um pouco mais sobre as atividades de leitura do Piaget. Para exemplificar, escolhemos livros lidos pelas turmas do 4º ano. Mas vale reforçar que as atividades de leitura são realizadas em todas as turmas do Ensino Fundamental I e II, Médio e até nas de Educação Infantil.

 

Autor na escola
Convide o autor de um dos livros lidos pela turma para uma manhã ou tarde de autógrafos na escola. O professor pode ajudar os alunos a elaborar perguntas para serem feitas ao autor no dia da visita, em uma espécie de entrevista coletiva.

 

 

Leitura compartilhada
Os alunos da professora Priscila leem um livro por mês com ela e com os colegas, em sala de aula.
A leitura é realizada, geralmente, fora da classe - em uma sala especialmente preparada para isso, com pufes coloridos -, na quadra esportiva ou debaixo de uma árvore no pátio.
Cada criança tem o seu livro, mas a leitura é feita em grupo. Cada uma lê um parágrafo ou uma página.
No final do mês, a professora propõe um trabalho com base no livro lido. "As crianças ficam curiosas para saber o que terão de fazer quando terminarem de ler, porque cada mês eu proponho uma atividade diferente", conta Priscila. Veja abaixo um exemplo.

 

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | Próxima >>

Receba sempre em primeira mão nossas novidades e conteúdo exclusivo.