Disciplinas

Envie para um amigoImprimir

História em quadrinhos

Conhecimento que está no gibi

O uso de quadrinhos em sala de aula ajuda a incentivar o hábito da leitura, aprimorar a escrita, desenvolver o espírito crítico e o conceito de trabalho em equipe

Por Juliana Lambert


Objetivos:

Desenvolver o hábito da leitura e aprimorar a escrita
Estimular o espírito crítico
Enriquecer o vocabulário
Valorizar o trabalho em equipe
Incentivar a criatividade


Faixa etária:
2º a 5º ano


 

Foto: Shutterstock

É difícil encontrar quem resista aos encantos de um bom gibi. Linguagem simples, desenhos atrativos e personagens incríveis conquistam pequenos leitores e adultos. Mas o mundo da fantasia não precisa ficar restrito aos momentos de lazer. Que tal unir diversão e conhecimento com o uso de quadrinhos em sala de aula?
Uma simples tirinha pode estimular o hábito da leitura, desenvolver o espírito crítico e enriquecer o vocabulário dos alunos. "Devemos estimular a leitura crítica, pois há sempre algo subentendido. Também é possível desenvolver o trabalho em equipe e incentivar habilidades como a escrita, o desenho e a pintura", afirma Eliana Vieira Godoy, professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II do Colégio Magister, de São Paulo (SP).

Segundo Eliana Godoy, ao introduzir os quadrinhos nos primeiros anos do Ensino Fundamental I, o professor mostra a importância de aceitar a ideia do outro e o conceito de trabalho coletivo. Mas antes de colocar em prática, o educador precisa gostar de gibis e conhecer a trajetória da história em quadrinhos, para assim utilizá-la como ferramenta pedagógica.
A escolha adequada dos personagens também merece atenção. "Os personagens de Maurício de Sousa retratam o universo infantil, desde o garoto da roça até o menino que viaja em uma nave especial. São histórias ricas e podem estimular a discussão sobre êxodo rural, transformação do mundo, preservação da natureza, esporte, cidadania e saúde", comenta a professora. Acompanhe as atividades preparadas por Eliana Godoy para os alunos de Ensino Fundamental I.

 

Dica de leitura!
Quadrinhos na educação: da rejeição à prática


Com a proposta de ajudar o professor a entender melhor a relação entre quadrinhos e educação, os autores apontam possíveis caminhos e práticas para inserir o tema na escola, compreender a linguagem e explorar adequadamente as possibilidades. São analisados os mais diferentes gêneros (literatura, mangá, infantil, humor e aventura) visando aproximar as publicações da realidade em sala de aula.
Autores: WaldomiroVergueiro e Paulo Ramos
Editora: Editora Contexto
Preço: R$ 35,00
Onde encontrar: www.editoracontexto.com.br

Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula

A obra apresenta um guia básico sobre a linguagem dos quadrinhos, reúne exemplos práticos e sugestões de atividades para inspirar o professor a trabalhar com quadrinhos em sala de aula. Capítulos específicos abordam o uso de HQs nas disciplinas de português, história, geografia e artes.

Autores: Angela Rama,Waldomiro Vergueiro, Alexandre Barbosa, Paulo Ramos e Túlio Vilela
Editora: Editora Contexto
Preço: R$ 25,00
Onde encontrar: www.editoracontexto.com.br

PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>

Receba sempre em primeira mão nossas novidades e conteúdo exclusivo.