Disciplinas

Envie para um amigoImprimir

Avaliação

Sondagem: faça a sua

Como fazer uma avaliação inicial para conhecer o que os alunos sabem sobre o sistema alfabético

Por Priscila de Giovani


Objetivos:

Conhecer o que os alunos sabem sobre a linguagem escrita


Faixa etária:
a partir do 2º ano


 

Foto: Shutterstock

 

Por muitos anos entendíamos "avaliação" como um momento final da aprendizagem, na qual descobríamos quem conseguiu ou não aprender determinado conteúdo em um bimestre, semestre ou no final de um ano. Com o passar do tempo e com o aprofundamento nas pesquisas, a avaliação deixou de ser um momento de finalização e passou a ser um excelente ponto de partida para o professor planejar suas ações. Segundo Jussara Hoffman (2005), todo processo avaliativo tem por intenção três momentos: conhecer o que os alunos sabem, analisar e compreender suas estratégias de aprendizagem e planejar boas situações de aprendizagem favoráveis a esse processo. Por isso, quando assumimos uma turma, precisamos investigar o que cada aluno sabe para planejar o que eles devem aprender.

 

Sondagem da aprendizagem

Essa avaliação inicial, mais conhecida como sondagem da aprendizagem, não tem como objetivo contabilizar os erros ou classificar os alunos, mas sim conhecer os problemas existentes e direcionar o planejamento das atividades as reais necessidades. A sondagem realizada periodicamente dá ao professor elementos para planejar atividades de leitura e escrita com desafios possíveis a cada aluno e obter informações para a formação de parcerias de trabalho. É interessante guardar todas as sondagens realizadas durante o ano, pois elas passam a ser um instrumento importante de acompanhamento dos avanços dos alunos. O professor deve planejar instrumentos para o levantamento de conhecimentos prévios dos alunos, diferenciando-os para os que já compreenderam o sistema alfabético e os que ainda não estão escrevendo alfabeticamente. Confira a seguir uma proposta para conhecer como anda a linguagem escrita da turma.

 

Leia mais em:
Passado e presente dos verbos ler e escrever
Autora: Emilia Ferreiro
Editora: Cortez, 2002

O jogo do contrário em avaliação
Autora: Jussara Hoffmann
Editora: Mediação, 2005

http://.saresp.fde.sp.gov.br

 

Priscila de Giovani
é pedagoga com especialização em Educação de Deficientes da Áudio Comunicação. Atualmente leciona no Centro Universitário Estácio São Paulo e é coordenadora do projeto de Educação Inclusiva do Município de Santo André (SP). Desde 2004, atua com formação de professores, na coordenação de unidades escolares, no projeto de educação inclusiva e em formação sobre alfabetização.

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>

Receba sempre em primeira mão nossas novidades e conteúdo exclusivo.