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Matemática

Problemas com frações

Estimule a resolução em etapas para aprimorar o raciocínio dos alunos

Por Juliana Lambert


Objetivos:

Mostrar que a fração faz parte do nosso cotidiano
Estimular a resolução dos problemas em etapas, incentivando a reflexão, o raciocínio lógico e a coerência de pensamento
Tornar o aprendizado prazeroso e desafiador


Faixa etária:
1º ao 5º ano


Foto: Sutterstock

Nem é preciso ir longe para perceber que as frações fazem parte do cotidiano. Na pizza em família, quando o pai come dois pedaços e o irmão um, já dá para pensar em fração. "Para tornar o aprendizado divertido, podemos dividir a turma em grupos e solicitar que elaborem problemas baseados em uma visita pela escola. Os alunos podem relacionar qual fração corresponde ao número de salas de Ensino Fundamental I, por exemplo", sugere Janaína Spolidorio, professora de Ensino Fundamental I da Escola Municipal de Ensino Básico José Cataldi, em São Bernardo do Campo (SP). A educadora acredita que a resolução em etapas é o melhor caminho para auxiliar o aluno a ser coerente com seus pensamentos. "Pensar em partes obriga a criança a buscar explicações e formas de resolução distintas", explica.
Usar a tecnologia a favor do aprendizado é outra excelente pedida. Ana Paula Costa, professora de informática educacional da Escola Moppe, em São José dos Campos (SP), indica a criação de gráficos no Excel e uma gincana no Power Point. "O professor pode envolver atividades que contenham problemas com frações, de forma que cada slide represente um desafio", sugere Ana Paula.
Confira as atividades sugeridas pela educadora Janaína Spolidorio para estimular a reflexão e aprimorar o raciocínio:

 

 

Dica esperta!

Para motivar o grupo e criar um clima de competição, estabeleça um prêmio ou troféu para a equipe vencedora da gincana.

 

 

Universo das joaninhas (1º ano)

1. Mostre aos alunos um cartaz com joaninhas coloridas e questione quantas joaninhas existem no total, quantas são amarelas, quantas são vermelhas e quantas azuis.

2. Estimule o aluno a pensar na parte das joaninhas e no todo. Por exemplo: existem cinco joaninhas amarelas dentro do grupo de 12, portanto 5 de 12 são amarelas, ou seja 5/12.

 

3. Ao final, faça a soma das joaninhas para ver se completam 12, conforme abaixo:

Quantas joaninhas há no total? 12
Quantas são amarelas? 5 de 12 ou 5/12
Quantas são vermelhas? 4 de 12 ou 4/12
Quantas são azuis? 3 de 12 ou 3/12

 



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