Disciplinas

Envie para um amigoImprimir

Geografia

Na rota certa

Representações gráficas transformam a aula em um momento prazeroso e significativo

Por Juliana Lambert


“Essa noção é fundamental para compreender mapas que representam países. Ao usarmos objetos do cotidiano, levamos a criança a perceber que podemos representá-los em uma escala adequada ao nosso objetivo”, acrescenta a coordenadora. E não pense que os mapas envolvem somente as disciplinas de Geografia e de História. “A Matemática pode e deve ser parceira em atividades que envolvem escala, legenda e medidas de perímetro e área. Em Ciências, os mapas de satélite são usados para analisar questões referentes ao clima, tempo e temperatura”, diz Maria Antonieta Villela.

 

Criatividade é a palavra de ordem para despertar o interesse dos alunos. “Pode-se montar maquetes da sala de aula, usar jogos de percurso, promover uma gincana com o mapa do tesouro, elaborar um mapa do quarteirão da escola, usar cartas antigas como curiosidade e montar um mapa como se fosse um quebra-cabeça”, recomenda a coordenadora. A internet pode ser uma grande aliada no aprendizado, já que as imagens de satélites estão presentes no nosso dia a dia, seja no noticiário de TV, nas fotos de jornais, em atlas, livros e revistas. “O Google Earth (programa de computador que apresenta um modelo tridimensional do globo terrestre e reúne fotografias de satélite) é um recurso maravilhoso para os alunos. Cabe a nós, educadores, ensinar a interpretar imagens dessa natureza e orientá-los a buscar a informações e obter subsídios para compreendê-las”, explica Maria Antonieta Vilella.

Escala do cotidiano (1º e 2º ano)

1. Separe algumas revistas e solicite que as crianças recortem figuras de objetos reduzidos e ampliados.

2. Promova a troca de ideias e questione sobre os tamanhos. Exemplo: a joia está ampliada e o carro apareceu reduzido. Afixe as figuras no quadro de modo que todos observem as diferenças.

3. Introduza a noção de escala e de legendas. Se possível, exiba um grande mapa e mostre como os países se apresentam de forma reduzida.


Maquete da sala de aula (1º ao 5º ano)

Materiais:
Papel colorido
Papel quadriculado
Canetinha hidrocor
Caixa de sapatos
Tinta guache
Cola
Tesoura
Caixas de papel de fósforo
Palitos de fósforo
Palitos de sorvete
E.V.A.

1. Desenhe com a canetinha hidrocor a planta da sala de aula com os alunos.
2. Usando uma caixa de sapatos sem tampa, retire um dos lados da caixa e pinte os demais lados da cor das paredes da sala com tinta guache.
3. Cole um pedaço de E.V.A. para fazer o chão.
4. Para fazer as carteiras, use caixas de fósforo embaladas em papel colorido. Cole pedaços de palitos de fósforo para fazer os pés das carteiras e da mesa da professora.
5. Encape duas caixas de fósforo juntas para fazer o armário.
6. Cole quatro palitos de sorvete juntos para fazer a porta.
7. Com um retângulo de E.V.A. verde, emoldure-o em palito de sorvete para fazer a lousa.
8. Disponha as peças na caixa e cole-as.


Dica de leitura!
A base da maquete também pode ser feita com uma folha de isopor ou de madeira, ficando com uma aparência bastante profissional. Se quiser incluir pessoas, use bonecos de plástico ou produza miniaturas com as crianças.

Caça ao tesouro (1º ao 5º ano)

1. Convide a turma para participar de uma gincana, divida-os em equipes e estabeleça algum tipo de premiação que estará em um baú e será o tesouro.
2.
Informe que as equipes vão participar de uma caça ao tesouro, peça para que se organizem e fiquem atentas às coordenadas do mapa.
3.
Prepare um mapa do tesouro com uma folha de papel branca nos tamanhos A2 ou A3 (maiores que uma folha de sulfite A4).
4.
Molhe um algodão em chá forte ou café e passe no papel para dar um efeito envelhecido. Você também poderá usar uma tinta na cor ocre. Deixe secar.
5.
Com muito cuidado e em local seguro, utilize uma vela para queimar as bordas do papel.
6.
Longe das crianças, desenhe no mapa as pistas e os pontos de localização de acordo com o local da caça ao tesouro.
7.
Com papelão e tinta colorida confeccione um baú, coloque o prêmio ou tesouro e esconda em um local da classe. 8. Dê o sinal para que os grupos comecem a procurar. Ganha quem encontrar o tesouro.

 

PÁGINAS :: << Anterior | 1 | 2

Receba sempre em primeira mão nossas novidades e conteúdo exclusivo.