Projeto do Leitor

Envie para um amigoImprimir

Refeição amiga

Projeto Alimentação Saudável desperta o prazer e a consciência de um cardápio balanceado

Por Juliana Lambert


Objetivos:

Conhecer melhor as frutas e legumes, mostrando a importância e a necessidade nutricional deles para a nossa saúde física e mental
Incentivar os bons hábitos alimentares
Conscientizar sobre a importância e motivos pelos quais nos alimentamos
Reconhecer os alimentos que fazem bem à saúde
Incentivar a prática de exercícios físicos moderados e brincadeiras
Identificar cores, texturas e sabores de diferentes alimentos

Faixa etária: 1º ao 5º ano Duração: 2 meses



Foto divulgação

 

Será que o brócolis pode cair no gosto da criançada? Dá para substituir guloseimas por frutas sem abrir mão do sabor? Para o Colégio Escrevivendo, de São Paulo (SP), a missão não é impossível. “A combinação entre sedentarismo e um cardápio nada nutritivo nos motivou a promover uma ação educativa para explicar os benefícios da alimentação saudável”, explica Débora Cristina Pinheiro da Silva, coordenadora pedagógica do colégio. O primeiro ato para modificar os hábitos alimentares aconteceu na própria cantina da escola. “O estabelecimento passou por uma intervenção nutricional e os lanches oferecidos ficaram menos calóricos e mais nutritivos. Atualmente, as frituras são permitidas apenas uma vez por semana. Nos demais dias são oferecidos salgados assados, lanches naturais e outras opções saudáveis. Os doces também deram lugar aos cereais em barra”, comenta Débora Pinheiro. Confira o Projeto Alimentação Saudável e inspire-se com nutrientes e vitaminas!

 

Você sabia?

O Projeto Alimentação Saudável envolveu diversas áreas do conhecimento, como Ciências, Matemática, Língua Portuguesa, Artes, Educação Física e Geografia.

Dica de leitura!
Meu Nome Não É Gorducho Coleção Sinto Tudo Isso e Mais um Pouco

 

Gabriel odeia quando o pessoal da escola o chama de gorducho, baleia, bolota ou ciosa assim. Fica triste e acaba comendo mais e de forma pouco saudável. Até que ele e sua família decidem mudar os hábitos: dieta equilibrada e exercício físico. Gabriel experimenta as aulas de circo e tudo se transforma: faz novos amigos, perde peso, descobre seus talentos e aumenta sua autoestima. Autora: Shirley Souza Ilustrador: Fábio Sgroi Editora: Escala Educacional Preço: R$ 19,90 Onde encontrar: www.escalaeducacional.com.br

 

1ª AULA: FRUTAS

 

O objetivo é apresentar frutas típicas da região e fazer com que as crianças conheçam as preferências do colega. Para explorar o tema e envolver outras áreas do conhecimento, os alunos foram estimulados a fazer a contagem das frutas e agrupá-las por cores, tamanhos, texturas e tipos. A degustação não ficou de fora e as crianças puderam experimentar uma deliciosa salada de frutas. Para treinar a ortografia, os alunos registraram a receita.

 

2ª AULA: LEGUMES E VERDURAS

 

Os pequenos aproveitaram para explorar as cores, tamanhos e texturas dos legumes e frutas, mas também trabalharam a Língua Portuguesa, explorando o repertório de palavras com os novos nomes de legumes e verduras que até então não conheciam. A aula reforçou a importância de lavar bem os alimentos e os cuidados que devemos ter antes de prepará-los e ingeri-los. Para finalizar, a turma ajudou a preparar uma deliciosa sopa de legumes e verduras e registrou a receita.

 

3ª AULA: HORTALIÇAS

 

As crianças participaram da montagem de uma horta e plantaram sementes de alface, cenoura, cebolinha, salsinha, entre outras. “A horta pode ser desenvolvida em caixote de madeira ou floreira com terra adubada e previamente preparada para o plantio”, sugere Débora Pinheiro. A dica é fazer com que as crianças observem o tempo de germinação e o desenvolvimento de cada hortaliça. Depois da colheita, professores e alunos podem preparar receitas com aquilo que foi plantado em conjunto.

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>

Receba sempre em primeira mão nossas novidades e conteúdo exclusivo.