Entrevista

Envie para um amigoImprimir

Sueli Viegas

Ouvir estrelas

O universo e os fenômenos da astronomia costumam fascinar as crianças. Aproveite o tema para trabalhar a interdisciplinaridade em sala de aula

Por Vanessa Prata


Foto: Divulgação

 

Quem é que nunca se pegou olhando para o céu e pensando na origem da vida, do universo ou na quantidade de estrelas? A astronomia envolve temas que atiçam a curiosidade das crianças (e dos adultos) e pode ser um ótimo gancho para trabalhar a interdisciplinaridade. Acompanhe como abordar o assunto na entrevista a seguir, com a astrônoma Sueli Viegas, professora aposentada do Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo, doutora em Astrofísica na Universidade de Paris VII e autora da coleção O Jogo do Universo. O primeiro livro da coleção, No Início dos Tempos, foi fi nalista do Prêmio Jabuti em 2010 na categoria paradidático.


Por que temas do universo e da astronomia costumam encantar tanto crianças como adultos?
Sueli - Desde tempos imemoriais o céu exerce atração sobre as pessoas, seja pela beleza de um dia ensolarado, pelo feitiço de uma tempestade ou pelo encanto de uma noite límpida e estrelada. Nossos olhos sempre se voltam para o céu, que suscita nossa curiosidade, imaginação e busca pelo conhecimento. E daí vêm as perguntas que, no fundo, estão relacionadas com duas preocupações básicas da humanidade: a origem da vida e a origem do universo.


Qual a importância de abordar conceitos da astronomia no Ensino Fundamental I?

Sueli - A astronomia é uma ciência pluridisciplinar, pois para explicar os fenômenos observados os pesquisadores utilizam conhecimentos de física, química, matemática e biologia. Além disso, os fenômenos celestes inspiraram artistas e fi - lósofos, e as estrelas forneceram sistema de orientação para as viagens e o desenvolvimento do comércio na Antiguidade. A formação de um cientista leva tempo, por isso é preciso incentivar o estudo de ciências desde tenra idade usando a imaginação natural das crianças e satisfazendo sua curiosidade.


"Nossos o lhos sempre se voltam para o céu, que suscita nossa curiosidade, imaginação e busca pelo conhecimento."


Como os professores podem trabalhar a astronomia de maneira simples e didática, relacionando os fenômenos ao cotidiano dos alunos?
Sueli - Explicar os conceitos modernos de astronomia requer um esforço para encontrar analogias com fatos do dia a dia. Esse é o trabalho de um divulgador de ciências. Nos meus livros, cito alguns exemplos: no livro II (Entre Estrelas e Galáxias), usei uma analogia com o crescimento de um panetone no forno para a ação da força gravitacional sobre a matéria comum (da qual somos feitos) e sobre matéria escura provocando a formação de estrelas e galáxias e contrabalançando a ação da expansão do universo, que tende a afastar as partículas impedindo a formação de estruturas. Para isso identifi quei os ingredientes do universo com os ingredientes do panetone. Outra analogia, usada para explicar o efeito de neutrinos provocando a explosão de uma estela supernova, foi a de lembrar o que acontece quando se joga uma bolinha de gude num monte delas, que se espalham.


Dica de leitura!
Míni Larousse do Universo
Ficou mais fácil para o pequeno leitor conhecer as curiosidades a respeito do Sol, das estações do ano, do Sistema Solar, da Via Láctea, do fenômeno do eclipse solar e das primeiras viagens do homem ao espaço. Na obra, essas e outras dúvidas das crianças são respondidas de forma clara, didática e científica.
Ilustrações:
Anaïs Massini
Editora: Larousse Júnior
Onde encontrar:
www.larousse.com.br
Preço:
R$ 22,90

Entre Galáxias e Estrelas Coleção O Jogo do Universo
Como, a partir de partículas tão pequenas quanto os átomos, originaram-se as estrelas, muitas delas bem maiores do que o Sol? Por que e como há tantas estrelas e tão brilhantes? Como elas se agruparam aos bilhões, formando galáxias como a Via Láctea? Nesse livro, segundo volume da coleção O Jogo do Universo, a astrônoma Sueli Viegas desvenda alguns desses mistérios em linguagem acessível a jovens e leigos.
Autora: Sueli Viegas
Editora: Terceiro Nome
Onde encontrar: www. terceironome.com.br
Preço: R$ 36,00

 

 


PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>

Receba sempre em primeira mão nossas novidades e conteúdo exclusivo.