Entrevista

Envie para um amigoImprimir

O dilema das tabuadas

As crianças precisam saber de cor, mas também necessitam compreender as tabuadas

Foto: Itaci Batista


 

 

Objetivos:
Provocar a reflexão sobre a importância do decorar e compreender as tabuadas.
Faixa etária:
Crianças a partir do 3º ano.

 

 

Lucilei Spitaletti, professora do 4º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Santa Maria

Retomamos um velho tabu: afinal, a tabuada deve ser decorada ou compreendida? No 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santa Maria, o trabalho visa, inicialmente, a compreensão da multiplicação como uma adição de parcelas iguais. Na prática, são utilizadas situações-problemas para a compreensão de que a soma "5+5+5" traz o mesmo resultado que a multiplicação "3x5", exemplifica a professora Maria Elizabeth da Costa. Para a memorização, que é a etapa seguinte, são utilizados jogos com dados, atividades de cálculo mental, desafios e a tábua de Pitágoras (disponível no pôster).

 

Assim, as crianças percebem as regularidades e desenvolvem estratégias de memorização. Ainda segundo a professora, entre outras possibilidades, destacam-se a observação das propriedades da multiplicação, como a proporcionalidade (na tabuada do 4, os resultados aumentam de 4 em 4; na do 5, de 5 em 5) e a propriedade comutativa (como em 5 x 8 = 40 e 8 x 5 = 40). Por isso, no 3º ano, os alunos são orientados a estudar as tabuadas diariamente e, em classe, são propostas atividades em que os produtos memorizados são registrados em tempo estipulado.

 

 

Dica de aprendizado lúdico!

Pega-Pega Tabuada
Pedagógico e educativo, esse jogo é um excelente material de apoio didático. Ideal para crianças a partir de 7 anos, ele garante a diversão e o aprendizado infantil. Para tanto, basta que as bolinhas sejam soltas, para que as crianças vejam as casas em que caíram e façam a multiplicação. Vence quem conseguir completar mais cartelas. O jogo que traz um gabarito com todos os resultados é da Grow, mas já se encontra disponível em lojas de brinquedos e algumas papelarias, por um preço médio de R$ 35,00.

 

 

Já no 4º ano, a multiplicação, bem como outras operações, permite aos alunos a exploração da noção de número e do sistema de numeração decimal. As crianças já registram as regularidades e a compreensão se dá de forma significativa. De acordo com essa proposta, a memorização garante ao aluno as melhores soluções para situações-problemas, entre as quais o cálculo mental. "Não podemos negar que a automatização de procedimentos [memorização] é técnica indispensável, aliada e bem-vinda às salas de aula", pontua a professora Sildemara Aparecida Bernardo Giorgi. A partir dessas concepções, Lucilei Spitaletti, professora do 4º ano do Ensino Fundamental, concedeunos uma entrevista:

 

Coincidências da multiplicação?
O número 15873, quando multiplicado por 7 e seus múltiplos, proporciona séries de 6 dígitos iguais de 1 até 9. Observe como é curioso:

15873 x 7 = 111111
15873 x 14 = 222222
15873 x 21= 333333
15873 x 28 = 444444
15873 x 35 = 555555
15873 x 42 = 666666
15873 x 49 = 777777
15873 x 56 = 888888
15873 x 63 = 999999

Guia Prático para Professores de Ensino Fundamental I - Afinal, as crianças devem compreender ou decorar as tabuadas?
Lucilei Spitaletti -
Existe uma grande diferença entre aprender e decorar as tabuadas. Não faz sentido os alunos apenas decorarem. Eles precisam aprendê-las. Aprender para quê? Aprender para usá-las! E para utilizá-las com eficiência e rapidez, é necessário têlas memorizadas. Sendo assim, as crianças precisam ter as tabuadas decoradas, para que possam aplicá-las na resolução de outros conteúdos matemáticos. Mas, como em todo processo de aprendizagem, elas precisam ser compreendidas. Portanto, para aplicarem o conhecimento de que "2 x 3 = 6", as crianças conheceram e construíram a compreensão que em dois conjuntos com três elementos, obtêm-se seis elementos. Já no caso de "3 x 2 = 6", embora o resultado seja o mesmo, elas sabem que a construção se dá com três conjuntos e dois elementos, dos quais também se obtêm seis elementos.

 

EF - Quando a criança decora, com o tempo, a tendência não é esquecer o aprendizado?
Lucilei -
Comprovadamente, não. Muitos educadores condenam a mecanização pura e simples da tabuada. Não há necessidade de exigir que os alunos recitem as tabuadas puramente para decorar, uma vez que elas são utilizadas para facilitar e agilizar a resolução das operações. O sabê-las de cor torna o ato significativo e prazeroso. O aprendizado não será esquecido se for utilizado. É como aprender a andar de bicicleta, se parar de exercitar por um tempo, quando for tentar novamente, poderá "titubiar", mas é só aquecer a "memória" e fazer algum treino, que será capaz de retomar a atividade com agilidade.

 

 

Dica de leitura

Pega-Pega Tabuada
Quer uma maneira mais divertida de aprender matemática? As atividades deste livro apresentam os conceitos básicos da matemática relacionando-os com as manifestações da rica cultura brasileira. Adição, subtração, divisão, multiplicação, números ordinais e algarismos romanos interagem com parlendas, quadrinhas folclóricas e cantigas populares, fazendo do aprendizado algo mais divertido!

Editora: Escala Educacional www.escalaeducacional.com.br
Preço:
R$ 23,00

 

 

"O aluno não deve decorar mecanicamente as tabuadas apenas para recitá-las. Ele precisa memorizar, mas para utilizá-las como instrumento facilitador na resolução de outros conteúdos matemáticos"

 

 

Curiosidade
"Matemágica!"

O número 10101, quando multiplicado por números de dois algarismos, tem como resultado o próprio número escrito por três vezes. Confira:

73 x 10101 = 737373
57 x 10101 = 575757
21 x 10101 = 212121

EF - Há alguma dica para trabalhar as tabuadas com crianças que apresentam deficiência intelectual? Lucilei - O jogo e a música são sempre bons caminhos para a memorização. Mas depende bastante da deficiência apresentada para a escolha de um método para o ensino-aprendizagem.

 

EF - Então, em geral, o professor pode fazer uso do lúdico - música, jogos, atividades corporais etc. - com o objetivo de facilitar o aprendizado das tabuadas?
Lucilei -
Algumas atividades lúdicas ajudam bastante e motivam os alunos a decorarem as tabuadas: bingo, dominó, corrida maluca, entre outras. A competição também é um grande estímulo para a memorização. O aluno não tem que decorar mecanicamente as tabuadas, apenas para recitá-las. Ele precisa memorizar, mas para utilizá-las como um instrumento facilitador na resolução de outros conteúdos matemáticos. Porém, afirmo que esta memorização deve ser precedida pela compreensão. Portanto, a ênfase do trabalho deve ser posta na construção e aplicação.

 

Receba sempre em primeira mão nossas novidades e conteúdo exclusivo.